Mercadante convoca prefeituras a mapear áreas de risco
O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante (PT), convocou nesta quinta-feira os prefeitos do País a mapearem as áreas de risco de desastres naturais em seus municípios. De acordo com ele, o levantamento geotécnico é o maior desafio para a implantação do sistema de monitoramento e alerta contra catástrofes.
“Esse levantamento sempre foi de responsabilidade dos Estados e municípios, mas o governo federal está entrando agora para reforçar essa área. Quero convocar os prefeitos do Brasil pra que olhem a necessidade de mapeamento das áreas de risco”, disse em entrevista no programa Bom Dia Ministro, da secretaria de comunicação social do governo federal e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
De acordo com o ministro, os geólogos têm que identificar qual o tipo de terreno das áreas de risco e que volume de chuvas pode levar a um desmoronamento, desastre natural que mais mata no País. “Os geólogos brasileiros nesses últimos anos são muito demandados pela Petrobras e pelas mineradoras, então estamos fazendo concursos para priorizar o levantamento geotécnico”, explicou. Mercadante afirmou que o governo realiza um concurso público para contratar 75 especialistas em desastres naturais, como hidrólogos, geólogos e meteorologistas.