GEÓLOGO É HOMENAGEADO PELO CLUBE DE ENGENHARIA DE PE.
O Geólogo João de Castro Mascarenhas (UFPE, 1972) foi admitido como membro da “Ordem do Mérito Manoel Antônio de Moraes Rego”, durante cerimônia realizada no dia 31 de maio de 2013 em comemoração pelo transcurso do 94º aniversário de fundação do CEP – Clube de Engenharia de Pernambuco.
A Ordem do Mérito foi criada para homenagear personalidades cuja história pessoal tenha oferecido contribuição inestimável para o progresso da engenharia e para o desenvolvimento nacional, regional e estadual.
O colega João de Castro Mascarenhas, ainda na Escola de Geologia, iniciou a sua militância política participando do Diretório Acadêmico. Esta participação adquire relevância quando se leva em conta que era objeto de forte repressão pela ditadura militar que dirigia o País.
Durante toda a sua vida profissional o homenageado militou na Superintendência de Recife – Sureg/RE da CPRM – Serviço Geológico do Brasil, onde começou como Geólogo de campo trabalhando em projetos de pesquisa de cobre, ouro e outros no Estado Ceará.
Com o final da ditadura e o advento da “Nova República” ascendeu à posição de Superintendente Adjunto, assumindo posteriormente a titularidade e permanecendo no cargo no período 1989 – 1996.
Na política classista João tem grande militância na AGP (participou de diversas diretorias, e foi Presidente no período 2002 – 2004), foi Conselheiro do CREA/PE, onde ocupou cargo na diretoria. No CEP participou da diretoria ocupando o cargo de tesoureiro.