Faleceu o Prof. Fernando Flávio de Almeira
“Com profundo pesar informamos que nesta tarde de 02 de agosto de 2013 a geologia brasileira perdeu aquele que é reconhecido como um de seus maiores expoentes, o Prof. Fernando Flávio Marques de Almeida.
Compreendendo o desejo da comunidade científica em prestar-lhe sua última homenagem no ambiente acadêmico, a família do Prof. Fernando concordou em fazer o velório nas dependências do Instituto de Geociências da USP, neste sábado, 03 de agosto a partir das 9:00 h.”
Diretoria IGc/USP
Fernando Flávio Marques de Almeida era membro da Academia Brasileira de Ciências e um dos mais respeitados geólogos brasileiros.
Biografia
Nasceu no Rio de Janeiro em 1916.
Foram seus pais o advogado Gerson de Almeida e Nair Marques de Almeida.
Fez seus estudos primários e secundários no Ginásio de São Bento em São Paulo, estado em que passou a maior parte de sua vida. Terminado o curso ginasial fez concurso para a Escola Politécnica de São Paulo, onde se diplomou em Engenharia Civil no ano de 1938.
Teve muita influência em seu futuro profissional o Professor Doutor Luiz Flores de Moraes Rego, Catedrático de Mineralogia, Petrografia e Geologia dessa Escola.
Ao terminar o ano letivo em que cursou sua Cátedra, o Professor Moraes Rego convidou-o para ingressar como assistente-aluno no Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Ao diplomar-se tornou-se Assistente do Professor Moraes Rego, prematuramente falecido.
Permaneceu na Escola Politécnica durante 35 anos, tendo feito concurso para Livre-Docência em 1957, com tese sobre a Geologia e Petrologia do Arquipélago de Fernando de Noronha, quando regia a Cátedra o professor Doutor Octávio Barbosa. Com a exoneração deste, assumiu a Cátedra, para a qual fez concurso em 1962, com tese sobre a Ilha de Trindade. Até 1969 esteve em regime de tempo parcial, que lhe permitiu ingressar no Departamento Nacional da Produção Mineral, para o qual fez concurso em 1956, tendo-se exonerado em 1969, para assumir regime de dedicação integral à docência e à pesquisa (RDIDP).