Governo de São Paulo cria Subsecretaria de Mineração
07/10/2011 – 11:40
O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou na segunda-feira (3), no Palácio dos Bandeirantes, o decreto para a criação da Subsecretaria de Mineração, uma reivindicação antiga do setor mineral paulista, que terá como função agrupar e orientar diversas ações deste importante setor econômico.
A nova subsecretaria visa elaborar e executar políticas públicas para o setor no Estado, além de contribuir para o desenvolvimento da mineração paulista de forma sustentável e em harmonia com o uso e ocupação do solo. “Além de estabelecer uma interlocução permanente com órgãos federais, estaduais e toda cadeia industrial ligada ao setor, esta subsecretaria é um passo fundamental para incentivar a modernização tecnológica e de produção mineral no Estado”, afirmou o secretário de Energia, José Aníbal.
O governador Geraldo Alckmin disse que a mineração tem uma especificidade, uma singularidade, então nós separamos do petróleo e gás, ela fica específica. “Esse é um setor que gera mais de 200 mil empregos aqui no Estado de São Paulo e que nós podemos avançar muito”, declarou Alckmin.
Ainda de acordo com o governador, o Estado de São Paulo é um polo importante na área de agregados, calcário e água mineral e precisava desse órgão para obter um melhor desenvolvimento, respeitando sempre as questões ambientais e sociais.
O superintendente do DNPM no Estado de São Paulo, Ricardo Moraes, que esteve no evento representando o diretor-geral do órgão, Sérgio Dâmaso, destacou a importância da criação dessa nova subsecretaria da mineração e afirmou que a autarquia está disposta a trabalhar em parceria com o governo paulista, dentro da filosofia da instituição, no fomento e na valorização das atividades de mineração em nosso país.
DNPM – Assessoria de Comunicação Social