GRAVES PROBLEMAS COM AS ÁGUAS SUBTERRANEAS EM RECIFE SÃO NOVAMENTE DEBATIDOS NA IMPRENSA

Clique aqui para ouvir o debate da CBN.

 

Opinião do leitor Cláudio Holanda:

“O problema é e será cada vez mais grave.
Existe a possibilidade concreta de utilizar  grandes áreas cobertas na RMR ( Galpões e Shopping centers), para captação de águas pluviais, filtragem simples e injeção nos aqüiferos subjacentes por meio de poços de recarga. Poços de recarga podem ser construidos com custos bem mais baixos do que os poços de captação.
Pode-se implementar uma legislação simples em que os proprietários de grandes áreas cobertas, que captem águas subterrênas, sejam compelidos ( obrigados),  a executarem poços de recarga.  A exigência para construção de cisternas para acumulação de águas pluviais também  é uma ação complementar que poderá ser amarrada à expedição dos alvarás de construção.
Caso o proprietário de grande área coberta não tenha captação de água subterrânea caberá ao Estado ou Município arcar com os custos das perfurações e completações.
Alguns riachos  perenes,  que cortam nossa bacia sedimentar e ainda não poluidos ( região de cova da onça), por exemplo), também poderão ser utilizados para recarga de aquíferos.
É uma questão técnica que depende apenas de vontade e discernimento políticos para implementação.
Sugiro colocar em debate para busca de soluções.
Saudações à todos,
Cláudio Holanda”