Aquíferos do Recife correm risco de salinização

Nota da AGP: toda a sociedade pernambucana e, em especial, nós geólogos, somos testemunha da luta do Prof. Waldir Duarte em defesa dos aquíferos da RMR – Região Metropolitana do Recife. Recentemente professores da USP divulgaram resultado de pesquisa (convênio FAPESP/Facepe) cujos resultados apontam que os aquíferos correm risco de salinização em função da sobre-explotação !!!!! Leiam no link abaixo a matéria publicada pela agencia de notícias da FAPESP http://agencia.fapesp.br/18377.

Vale registrar que atualmente (fevereiro 2014) encontram-se em implantação duas cervejarias nos municípios de Itapissuma e Igarassu, indústrias intensivas no consumo de água, cuja demanda será atendida através de poços profundos que captarão o precioso líquido no Aquífero Beberibe. É de se perguntar: a outorga desses poços foi embasada nas reais disponibilidades do aquífero ??? E as suas áreas de recarga estão devidamente protegidas ???

Em novembro de 2009 a AGP, juntamente com a ABAS/PE, divulgou o documento “A gestão dos recursos hídricos subterrâneos em Pernambuco – Diagnóstico e Proposições” disponível em www.agp.org.br/Acervo/Recursos Hídricos . De 2009 para cá, a medida mais importante foi a criação e implantação da APAC – Agencia Pernambucana de Águas e Clima.