PF identifica extração ilegal em Itapissuma.

CRIME Polícia Federal fez vistoria em pontos onde houve retirada irregular de areia em assentamento no Litoral Norte.

Peritos da Polícia Federal fizeram vistoria no Projeto de Assentamento Ubu, em Itapissuma, Litoral Norte, para identificar pontos onde houve extração irregular de areia.

Em operações realizadas segunda-feira passada e no dia 4 deste mês, cinco pessoas foram presas em flagrante pela Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) por retirar o material sem autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

Os profissionais constataram que houve extração em, pelo menos, três locais. O perímetro foi demarcado para identificação exata da parcela de terra onde o crime ambiental ocorreu. Depois disso, eles devem apontar a extensão do dano provocado ao meio ambiente e estimar o volume de areia retirado de cada ponto. Também serão usadas imagens de satélite para analisar o crescimento da área de extração ilegal ao longo dos anos.

A Polícia Federal informa que já oficiou o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para identificar os agricultores que ocupam as parcelas onde houve a extração clandestina. Mas o superintendente interino do órgão, Eliodoro Daltino, adianta que ainda não recebeu nenhuma notificação. “Só depois disso vamos nos pronunciar”, disse. No entanto, ele admite que tinha conhecimento desse tipo de atividade ilegal no assentamento. “Já tínhamos, inclusive, pedido à Polícia Federal e ao Ministério Público de Pernambuco para fazer uma operação ali”, assegura.

Um assentado foi acusado de participar do esquema e indiciado pelo crime de usurpação de matéria prima da União e crime ambiental. O dono da máquina que operava em um dos pontos de extração, que possui uma frota de seis caminhões-caçamba, também será processado. Essa não é a primeira vez que ocorre extração ilegal de areia nessa área destinada à reforma agrária. Em setembro de 2008, a Polícia Federal e o DNPM fizeram uma grande operação (Areal) que resultou na prisão de três pessoas. A extração ilegal causou danos no solo e provocou erosão.