Geólogos e Engº de Minas em defesa da Câmara Especializada de Geologia e Minas do CREA/PE
Colegas,
Na semana de 05 a 10/11/2012 fomos surpreendidos pela informação de que o Plenário do Confea, através da Decisão PL 1998/2012 havia aprovado a composição do plenário do CREA/PE fundindo a CEGEM – Câmara Especializada de Geologia e Mineração com a CEEST – Câmara Especializada de Segurança do Trabalho.
O fato causou grande indignação entre os conselheiros das três modalidades envolvidas, que após se informarem junto à diretoria do CREA/PE constataram que a iniciativa foi de inteira responsabilidade do Confea, afrontando decisão legítima tomada pelo plenário do CREA/PE.
Seguindo os ritos normativos do Sistema Confea/Crea’s o plenário do CREA/PE em reunião realizada no dia 14/11/2012 decidiu encaminhar ao Confea um “pedido de reconsideração”, que se acredita será acatado, tendo em vista que a proposta de composição encaminhada pelo CREA/PE atendeu as normas legais e às articulações políticas entre todas as modalidades representadas.
Vejam a seguir texto da emnsagem enviada pelo colega Conselheiro Jairo Leite (Coordenador da CEGEM/CREA-PE) aos conselheiros geólogos dos demais CREA’s:
Caro Juberto e demais colegas:

Estamos informando a todos vcs e esperando o apoio de cada um e em especial as nossas lideranças e/ou aqueles mais próximos dos conselheiros federais  AFONSO LUIZ COSTA LINS JUNIOR, ARCILEY ALVES PINHEIRO, CLEUDSON CAMPOS DE ANCHIETA, DARLENE LEITAO E SILVA, DIRSON ARTUR FREITAG, FRANCISCO JOSE TEIXEIRA COELHO LADAGA, JOSE CICERO ROCHA DA SILVA, KLEBER SOUZA DOS SANTOS, LUIS EDUARDO CASTRO QUITÉRIO, LUIZ ARY ROMCY, MARCOS VINICIUS SANTIAGO SILVA, WALTER LOGATTI FILHO, CASSIANO HENRIQUE MONTEIRO CORREA RAMOS, DIXON GOMES AFONSO e ROBERTO DA COSTA E SILVA o caso gravíssimo ocorrido em nosso estado, que afeta enormemente a nossa Câmara de Geologia e Minas, que por tabela põe em perigo as outras Câmaras irmãs e em última análise a nossa categoria profissional a nível nacional.

Vejamos os fatos (anexos explicativos):

1 – O CREA-PE enviou ao CONFEA oficio propondo renovação do terço e mantendo evidentemente a mesma constituição e representações de nossa câmara, respeitando e ajustando as reinvindicações de todas as entidades.

2 – O CONFEA em reunião fechada discute uma OUTRA CONSTITUIÇÃO DO TERÇO e simplesmente DECRETA que a partir do próximo ano não mais existirá a nossa câmara e sim faríamos parte minoritariamente (engenheiros de minas e geólogos) de uma câmara de Engenharia de Segurança do Trabalho.

Com a descoberta acidental desse fato relevante (conversando acidentalmente com uma secretária da Diretoria) na semana passada e com as informações passadas posteriormente de que NINGUÉM do primeiro escalão do CREA-PE (Presidente, diretores, assessores, etc.) estava sabendo dessa esdrúxula decisão, nos movimentamos e pressionamos a nossa Presidência e o qual, surpreso e “indignado”  incluiu este assunto como extra pauta na Plenária que ocorreu ontem a noite (14/11/2012)..

E foi nesta reunião em que ficamos sabendo que tudo em Brasília foi decorrente de um “erro ou equivoco” de alguém do CONFEA que modificou a lista original (fato gravíssimo segundo nossa avaliação) decidindo-se  por unanimidade do Plenário do CREA-PE que seria feito um urgente pedido de reconsideração ao CONFEA.

Informamos que a nossa classe já está se organizando com o apoio de outras entidades fortes do estado como o Clube de Engenharia através de sua Câmara temática de Geologia e Mineração e organizando abaixo assinado para levarmos esse caso as últimas consequências caso não tenhamos de volta a nossa câmara: Estaremos a partir de agora em estado de alerta máximo e atentos as noticias do planalto.

Independente de quem errou, porque errou e o que objetivava não podemos admitir que a nossa classe seja alvo de “erros” ou manobras de integrantes do CONFEA .

Dessa forma reiteramos que os colegas procurem urgentemente cada um dos conselheiros federais acima listados e exponham a nossa indignação e exigem que, ao analisarem brevemente este pedido do CREA-PE, refaçam o caminho da dignidade e nos devolva  o que nos é de direito.

Por fim entendemos que pela gravidade da situação e pela potencialidade do aparecimento de outras decisões absurdas do CONFEA (como esta) seja dada a mais ampla divulgação durante a SOEA.

 

Jairo de Souza Leite

COORDENADOR DA CÂMARA DE GEOLOGIA E MINAS DO CREA-PE

 

Para ler o Ofício, clique aqui!

Para ler a decisão do CONFEA, clique aqui!