Dia do Geólogo comemorado com diversas atividades na UFPE
O que acontece sob os nossos pés é o mistério pesquisado pela Geologia. Pela sua importância, a comunidade acadêmica comemora o Dia do Geólogo nesta sexta-feira (25). Para celebrar a data, o Diretório Acadêmico Livre de Geologia (DALGeo), representação estudantil dos alunos do curso de Geologia na UFPE, promove um dia inteiro de atividades. O evento é voltado o público em geral.
Nesta sexta-feira (25), a partir das 11h, Adeilson Wanderley, do Serviço Geológico do Brasil, ministra a palestra “Atribuições do Serviço Geológico do Brasil”. Já às 15h, os geólogos recebem “Prevenção de riscos e desastres”, palestra de Margareth Alheiros, representante da Defesa Civil de Pernambuco. As atividades ocorrem no Auditório Newton Maia, no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), no campus Recife da UFPE.
A origem, formação, estrutura e composição da crosta terrestre – e todas as modificações geológicas pelas quais ela passa – são apenas alguns dos tópicos estudados pela disciplina. Mas nem só distante passado geológico vive o geólogo: ele é, também, responsável por prospectar o solo em busca não apenas de fósseis e minerais, mas também de depósitos de gás natural, carvão mineral e petróleo.
Com a descoberta do óleo combustível no fundo da costa oceânica brasileira, a camada pré-sal, o papel do geólogo no cenário nacional cresceu ainda mais. Segundo o chefe em exercício do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor Antônio Barbosa, a demanda pelo profissional formado tem crescido desde o começo dos anos 2000, com o crescimento econômico do País e a quebra do monopólio do petróleo. “A procura por esses profissionais é grande e a formação não consegue suprir. Hoje, são mais de 40 empresas de petróleo no Brasil”, explicou.