Governo vai buscar geólogos estrangeiros para ajudarem a mapear áreas de risco
Carlos Nobre: demanda por geólogos no Brasil atualmente é muito alta

As dificuldades encontradas na contratação imediata de geólogos, para acelerar o plano de mapeamento das áreas de risco de deslizamento, enchentes e enxurradas, levaram o governo a abrir um concurso internacional. Segundo o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Nobre, inicialmente estão previstas 20 vagas.

Para viabilizar a meta estabelecida pelo governo, de mapeamento de até mil municípios num prazo de três anos, o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, acredita que será necessário contratar mais de 50 geólogos. “Além do concurso internacional, vamos buscar geólogos em outros ministérios e na Petrobras, com quem estamos tendo alguns entendimentos, pois a empresa também tem interesse em garantir a segurança da infraestrutura de transporte de óleo e gás por dutos.”

Outra frente que será criada, segundo Viana, é a disponibilização de bolsas de estudos para jovens interessados em se especializar na área de desastres naturais. A Petrobras, por exemplo, pretende formar uma rede temática de pesquisa com foco em desastres naturais.

Leia mais